OUVIDORIA  |  

Potencial Mineralógico

ouroO Maranhão apresenta um cenário de grandes oportunidades para investidores, não somente no segmento de mineração, mas também no agronegócio, indústrias de base florestal, metalúrgica, siderúrgica, petróleo, gás, energia, cimento, logística e serviços. Condições naturais, como vasta extensão territorial, recursos hídricos e localização estratégica no mercado internacional, além de estrutura portuária, ferrovias e energia elétrica são fatores que, somados à prática de uma política governamental atrativa, fazem deste Estado um excelente pólo para empreendimentos diversos, nacionais e internacionais.

No âmbito do Programa Gestão Estratégica da Geologia, da Mineração e da Transformação Mineral – Ação de Levantamentos Geológicos e com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Governo Federal, atendendo aos interesses da comunidade do setor mineral e das geociências com informações atualizadas sobre a geologia e recursos minerais do Estado do Maranhão, foi executado o Mapa Geológico e de Recursos Minerais na escala: 1:750.000, executado pela Superintendência Regional da CPRM em Belém, no período de 2010 a 2011.

Outro documento que apresenta boas possibilidades de crescimento é o Diagnóstico do Setor Mineral do Estado do Maranhão (2014), pois encontrou-se 2.124 (dois mil cento e vinte e quatro) processos minerários ativos, num total de 38 substâncias exploradas comercialmente.

O setor mineral no Maranhão, embora atualmente tenha inexpressividade nacional, possui boas possibilidades de crescimento.

Secretaria de Estado de Minas e Energia – SEME

Rua Chapadinha, n. 50
Ed. Caracas. 2º andar
Quintas do Calhau,
São Luís - Maranhão
CEP: 65072-891
Referência: Atrás do Shopping do Automóvel

Telefones

(98) 3254-0346
(98) 98112-7549

E-mail

giselle.maria@seme.ma.gov.br

Onde estamos

Click to open larger map