OUVIDORIA  |  

Energia Maremotriz

Energia maremotriz, ou energia das marés, é o modo de geração de energia por meio do movimento das marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidos: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

Assim, respeitando o ciclo das marés e após a construção de um tipo de barragem com comportas e turbinas hidráulicas, há a formação de um reservatório junto ao mar que, quando a maré é alta, é preenchido e rotacionado por uma espécie de uma turbina hidráulica, que proporciona a produção de energia elétrica. Se a maré está baixa e a água deixa o reservatório, mesmo assim a energia elétrica é produzida.

No Brasil, as maiores amplitudes de marés encontram-se na costa norte. Estudos científicos, realizados ainda na década de 80, revelaram alguns locais potencialmente favoráveis à exploração da energia maremotriz. No estado do Maranhão, apenas no litoral, estimou-se um potencial disponível acima de 8 GW.

Estudos apontaram ainda no Maranhão duas áreas potenciais de maremotriz, internacionalmente conhecidas pelo meio acadêmico: a Baía de Turiaçu, que apresenta um dos maiores potenciais maremotrizes do litoral brasileiro, mais de 3,4 GW de potencial disponível e é uma região riquíssima em estuários, além de apresentar marés de até 7 m (propícias para este tipo de exploração energética) e o Estuário do Bacanga, situado na cidade de São Luís. O estuário do Bacanga possui condições propícias para exploração da energia das marés e a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, desenvolve pesquisas e projeto piloto de exploração de energia maremotriz.

Secretaria de Estado de Minas e Energia – SEME

Rua Chapadinha, n. 50
Ed. Caracas. 2º andar
Quintas do Calhau,
São Luís - Maranhão
CEP: 65072-891
Referência: Atrás do Shopping do Automóvel

Telefones

(98) 3254-0346
(98) 98112-7549

E-mail

giselle.maria@seme.ma.gov.br

Onde estamos

Click to open larger map