OUVIDORIA  |

Secretária de Minas e Energia entrega prêmio Fapema Maria Aragão aos contemplados, durante a cerimônia de premiação

A Secretária de Minas e Energia, Crisálida Fonseca Rodrigues, foi uma das convidadas para entregar os prêmios aos vencedores do Prêmio Fapema Maria Aragão, que aconteceu, quarta-feira (07) e teve 47 pesquisadores contemplados.

A cerimônia, promovida pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) foi realizada no Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, em São Luís.

Cerimônia de entrega do Prêmio  FAPEMA Maria Aragão

Cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA Maria Aragão

Ao todo, 143 propostas foram submetidas ao edital Prêmio Fapema Maria Aragão, 67 foram pré-selecionadas como finalistas e 47 pesquisadores foram contemplados com o troféu oficial do concurso, um diploma e uma premiação no valor e forma específicos, de acordo com a categoria e modalidade.

De acordo com o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, os principais critérios para a escolha dos ganhadores são o mérito técnico científico, a coerência da pesquisa desenvolvida, a relevância desse trabalho para o Estado do Maranhão e o currículo dos pesquisadores, como é o caso da categoria pesquisador Sênior.

“O Prêmio Fapema é muito importante para o desenvolvimento científico do Estado do Maranhão porque é um momento de reconhecimento do trabalho de pesquisa produzido no ano e contempla pesquisadores de todas as idades, desde o Pesquisador Júnior ao Pesquisador Sênior”, destaca Alex Oliveira.

Este ano, o Prêmio Fapema homenageou a médica, professora e militante Maria Aragão, que lutou por uma sociedade justa e igualitária. A história dela tem origem na extrema pobreza, mas ela superou a fome e o preconceito na busca do sonho de ajudar a humanidade.

A Secretária de Minas e Energia, Crisálida Rodrigues entrega prêmio ao contemplado

“Fiquei agradecido com a premiação porque fui um grande amigo da Maria Aragão. Tivemos uma vivência médica e política muito importante. Fiquei emocionado em receber o prêmio porque desde que cheguei no Maranhão em 1968 tenho trabalhado intensamente na minha área de conhecimento como médico, professor e pesquisador para o desenvolvimento científico deste estado”, afirmou Antônio Rafael da Silva, ganhador do Prêmio Especial.

Para cada modalidade do Prêmio Fapema Maria Aragão foram indicadas pelo comitê de julgamento as três melhores propostas submetidas. Por exemplo, na categoria ‘Pesquisador Júnior’ foram indicados três submissões para cada uma das cinco modalidades: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Saúde.

“Ganhar o Prêmio Fapema me traz um sentimento de muito alegria. Principalmente pelo apoio do meu orientador, Geraldo Braz Junior, e pelos meus amigos do Núcleo de Computação Aplicada da UFMA. Desenvolvi um trabalho de detecção de símbolos musicais a partir de partituras manuscritas e assim poder criar um sistema inteligente tal que eu possa selecionar partituras antigas que ainda não foram digitalizadas”, disse Roberto Matheus Pinheiro Pereira, ganhador da categoria Jovem Cientista, na área Ciências Exatas e Engenharias, com o trabalho ‘Estudo de Deep Learning para reconhecimento símbolos musicais’.

O Prêmio Fapema Maria Aragão destinou às premiações recursos no valor total de R$ 207 mil provenientes do Governo do Maranhão. Ele visa incentivar a produção científica e tecnológica das instituições do estado por meio do trabalho de alunos, pesquisadores e inventores que tiveram atuação de destaque.

“Nós temos travado uma luta muito grande. Temos feito um esforço incomensurável para mudar o Maranhão. E não tem projeto de mudança sem ciência e educação. Tanto é que a educação tem o maior programa de investimento do Estado Maranhão nas últimas décadas com mais de R$ 500 milhões. Só para a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação estão alocados R$ 240 milhões. Destes, R$ 37 milhões são investidos nas universidade através de obras físicas, recuperação de laboratórios e recursos humanos”, afirmou secretário Jhonatan Almada.

HONRA AO MÉRITO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO

Além dos premiados, o Prêmio Fapema Maria Aragão ofereceu a condecoração Honra ao Mérito Científico-Tecnológico a cinco pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento da Ciência no Maranhão.

Foram eles: Rose Marie Jácome, coordenadora do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Caxias; Zulene Muniz Barbosa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da UEMA; Mundicarmo Maria Rocha Ferretti, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA; Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, professora do Departamento de Farmácia da UFMA; e Luiz Alves Ferreira, o Luizão, professor do Departamento de Patologia da UFMA.

GANHADORES DO PRÊMIO FAPEMA MARIA ARAGÃO

Pesquisador Júnior
Bruno Borges Morais – Orientadora: Glenda Lima de Barros
Nilciane Sousa Pereira – Orientadora: Éville Karina Maciel Delgado Ribeiro Novaes